Como Fazer o Dinheiro Trabalhar Para Você

Como Fazer o Dinheiro Trabalhar pra Você


Por Daniel Marques


Olá querido amigo leitor..


Hoje gostaria de falar pra você sobre um assunto que pode ser um divisor de águas na sua vida a depender de como irá encará-lo.


O seu dinheiro trabalha pra você ou você trabalha pelo dinheiro? O dinheiro é seu empregado ou você é empregado do dinheiro? Talvez você nunca tenha ouvido falar nesses conceitos, mas garanto que a compreensão disso pode fazer uma enorme diferença na sua vida.


Leia esse texto apenas se você deseja obter liberdade financeira, se não deseja, se está contente com sua condição, não precisa ler.


Um Assunto Muito Falado, Mas Pouco Compreendido


A verdade é que provavelmente você já tenha ouvido falar bastante sobre esse assunto, mas a questão é: você compreende realmente como fazer o dinheiro trabalhar pra você?


Acredito q muitos desconheçam essa possibilidade, pois se conhecem não haveria tantas pessoas passando por dificuldades financeiras.


Mas a verdade é que se você deseja mudar de patamar financeiro, precisa urgentemente conhecer esse conceito e vivê-lo na prática.


É uma coisa que ninguém ensina na Escola porque infelizmente nosso sistema de ensino é defasado, mas que você pode aprender nesse artigo e em várias outras fontes q estão aí disponíveis na internet para quem quiser aprender.


Se eu pudesse conceituar de forma simplificada o que é fazer o dinheiro trabalhar pra você, eu diria que seja:


Pagar-se primeiro, investir em ativos que colocam dinheiro no seu bolso, reduzir gastos com o que tira dinheiro no seu bolso e reinvestir os ganhos e o valor poupado.


1. Pagar-se Primeiro


Se você nunca ouviu falar nesse conceito, talvez esteja se perguntando: como assim me pagar primeiro? Isso quer dizer que tenho que usar o dinheiro para os meus interesses antes de pagar as despesas mensais? Não, não é bem isso..


Pagar-se primeiro é você definir uma porcentagem do montante que recebe mensalmente e poupar esse valor, para que possa começar a ter algum valor disponível para fazer o dinheiro trabalhar pra você.


Por exemplo: se você recebe 2.000 reais, e quer fazer o dinheiro trabalhar pra você, o primeiro passo é separar essa porcentagem, de acordo com suas possibilidades.


Um valor mínimo interessante seria 10%, mas não é uma regra. Pode ser 5, 15, 20, 50% ou o quanto você puder.


A verdade é que quanto mais puder poupar pensando nesse fim, mais rápido conseguirá fazer o dinheiro trabalhar pra você.


O importante é você separar uma parte e não consumir todo valor que você ganha, porque quem gasta todo dinheiro que ganha, dificilmente irá prosperar.


Isso ocorre porque enriquecer é uma questão de acumular o máximo possível de dinheiro no menor tempo possível.


Forme Sua Reserva de Emergência


Antes de começar a fazer o dinheiro trabalhar pra você, precisa formar sua reserva de emergência.


Essa porcentagem do dinheiro que você irá poupar, irá primeiramente separar para que tenha uma Reserva para situações emergenciais, que sempre acabam surgindo.


Não pense que é um dinheiro para momentos difíceis, pois o que colocamos em mente acontece.


Veja como um dinheiro que irá lhe permitir ter mais tranquilidade para investir, pois não precisará usar o dinheiro que fará trabalhar pra você a todo momento.


O que seria essa Reserva? É um valor de pelo menos 4 a 6 meses do salário que recebe mensalmente guardado num Teso


Se você é empresário, o ideal é que forme uma Reserva de pelo menos 8 a 12 meses do seu pró-labore.


E o Que Faço Com Minhas Dívidas?


Se você tem um valor alto de dividas pra pagar, precisa se organizar primeiro, pois sua vida financeira será como um barco furado, caso comece a poupar e investir.


Um barco furado não se sustenta porque tem água entrando o tempo inteiro, preciso precisa tampar o buraco pra depois querer continuar no seu propósito.


Você pode definir uma porcentagem menor pra formar sua Reserva de Emergência, mas seus maiores esforços precisam estar concentrados em negociar ou quitar suas dúvidas.


E Quando a Minha Renda Não é Suficiente?


Se você chegou até aqui nesse texto, talvez esteja se perguntando como fará isso se sua renda mal dá pra pagar as despesas mensais que possui.


Eu entendo você, sei que hoje em dia não é tão simples adequar nossas finanças.


São muitas propostas sedutoras, desejos de consumo, valores exorbitantes de juros, impostos e tantas coisas mais que tentam nos tirar o foco.


Mas eu tenho que te dizer que se não tomar uma medida drástica com relação a isso, sua vida nunca irá mudar.


Você precisa decidir se organizar, seja reduzindo despesas que sejam possíveis reduzir, ou até mesmo aumentar os seus ganhos.


Não Basta Apenas Poupar, Você Precisa Investir


Beleza, você está poupando dinheiro, já tem sua Reserva de Emergencia. E agora? Agora é hora de começar a fazer o dinheiro trabalhar pra você.


Como se dará isso? Através dos seus investimentos. Você começará a diversificar os seus investimentos.


Existem várias opções de investimento nas quais você colocará o seu dinheiro para trabalhar.


Há opções desde fundos de renda fixa, bolsa de valores, imóveis, negócios, entre outras opções nas quais você poderá colocar o seu dinheiro e ele irá se multiplicar no decorrer do tempo.


Não me detetei a destrinchar os tipos de investimentos que você pode fazer detalhadamente, mas o conhecimento está disponivel a todos, basta querer.


A Maioria das Pessoas das Pessoas Trabalha pelo Dinheiro


A maior parte das pessoas que você conhece trabalha a vida inteira pelo dinheiro sem conseguir alcança-lo como gostaria.


Trabalhar pelo dinheiro não muda a sua vida, fazê-lo trabalhar pra você muda completamente a sua vida financeira se você tiver a disciplina e a disposição de pagar esse preço tão importante na sua vida.


O Dinheiro Precisa Ser Seu Escravo


Uma expressão que traduz bem a maneira na qual você precisa lidar com o dinheiro é fazê-lo seu escravo.


Escravo é aquele que trabalha sem esperar nada em troca, pelo contrário devolve riquezas em forma de trabalho ao seu senhor.


É isso que o seu dinheiro deve fazer, deve trabalhar pra você, nos seus investimentos, de modo que você o veja crescendo dia após dia, mês após mês, ano após ano.


Isso te levar a viver uma vida mais tranquila, pois sairá dessa corrida que a maioria das pessoas vive na busca pelo dinheiro.


Ele será apenas o seu escravo.


2. Invista em Ativos


Outro passo importante na busca pela sua independência financeira é investir em ativos.


Mas o que seriam ativos afinal? Ativos são investimentos que colocam dinheiro no seu bolso.


Pense um pouco aí em tudo o que você pode investir que coloca dinheiro no seu bolso. Eu citaria: imóveis, fundos, bolsa de valores, negócios, projetos, franquias, etc.


Um detalhe importante a se considerar é que ativos são diferentes de um trabalho ou emprego. Ativos não dependem, necessariamente, que o seu investidor ou dono esteja presente ou trabalhando para que ele lhe traga retorno.


Se você tiver que atuar diretamente em todos os ativos que investe, provavelmente limitará muito os ativos que conseguirá investir.


Para ter mais dinheiro trabalhando pra vc, precisa mudar sua mentalidade de empregado para líder ou investidor.


3. Reduza os passivos


O terceiro passo para que você faça o dinheiro trabalhar pra você é reduzir os seus passivos.


O que são passivos? É tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso! São despesas de consumo.


Esses gastos te impedem de alcançar sua independência financeira, porque eles não lhe trazem nenhum retorno.


Se você puder minimizar ao máximo possível suas despesas (passivos) e aumentar seus ativos, mais rapidamente irá prosperar financeiramente.


Pobres pagam juros, Ricos Recebem.


Um problema recorrente nesse processo de fazer o dinheiro trabalhar pra você é que muitas pessoas confundem ativos e passivos.


Os pobres pagam juros de carro, casa, eletrodomésticos, celular, entre outros bens de consumo, felizes da vida.


Ricos evitam pagar juro, ao invés disso buscam receber juros e dividendos por meio dos seus investimentos.


Pobres Focam Apenas no Presente, Ricos focam no Futuro.


Uma pessoa de mentalidade pobre pensa somente em consumir hoje, pois se esquece que há um futuro pela frente.


Maneiras Práticas de Colocar o Dinheiro Trabalhar para Você

  • Invista em terrenos e imóveis.

  • Invista em negócios.

  • Invista em ações da bolsa e fundos.

  • Invista em Franquias.

  • Invista em pessoas.


Agora que você já tem uma boa noção do que seja colocar o dinheiro para trabalhar para você, mão na massa!